Você sabe o que é PMS na hotelaria? Saiba tudo sobre o melhor recurso para gerenciar e unificar operações de todas as áreas de hotéis, pousadas, redes, resorts, multipropriedade ou outros meios de hospedagem.
A gestão hoteleira é uma área que envolve a coordenação, integração e organização de várias áreas e operações de um hotel, pousada, resort, multipropriedade ou outro meio de hospedagem. Além disso, essa ferramenta visa garantir uma experiência excepcional aos hóspedes e a rentabilidade do negócio.
Dessa maneira, a automação da gestão hoteleira promove a unificação de atividades e processos em hospitalidade, governança, financeiro, contábil, fiscal, compras, estoque, marketing, assim como outros setores e conhecimentos operacionais específicos do setor hoteleiro.
A estruturação desses processos e de padrões em hotéis asseguram que todas as atividades e serviços sejam realizados de forma consistente, eficiente e com alta qualidade.
Além disso, a implementação de processos bem definidos permite que o hotel mantenha as regras e procedimentos, independentemente de mudanças na equipe ou nas demandas dos hóspedes.
Do mesmo modo, os padrões estabelecem uma base para treinamento e desenvolvimento contínuo dos funcionários, promovendo uma cultura de excelência e melhorando a satisfação do cliente.
Para auxiliar hotéis nesse processo de padronização, organização e registro de operações e atividades, existem os sistemas hoteleiros, também conhecidos com PMS.
O QUE É PMS?
PMS é a sigla para o termo em inglês “Property Management System”. No Brasil, o PMS recebe algumas derivações, que são:
- Sistema de gestão hoteleira;
- Sistema de gestão de propriedades hoteleiras;
- Sistema de gestão de imóveis;
- Software para gestão de hotel;
- Software de gerenciamento de propriedade;
- Software de administração hoteleira.
O QUE É PMS HOTELEIRO?
Apesar das pequenas diferenças, o PMS é um sistema de gestão de hotel que reúne diversas ferramentas para gerenciar automaticamente e apoiar, independentemente das configurações, todos os setores de propriedades, tais como:
- Redes hoteleiras;
- Hotéis, pousadas, hostels de grande, médio e pequeno porte;
- Resorts;
- Multipropriedades.
PARA QUE SERVE UM PMS NA HOTELARIA?
PMS de gestão de hotel pode ser considerado um centro de informação e comunicação completo. A implantação terá benefícios abrangentes, refletidos em todos os departamentos:
Front Office
Inclui várias atividades de administração hoteleira: gestão de reservas, controle de mapas, cadastros, recepção, controle de consumo de cliente, além de todos os procedimentos de check-in e checkout.
Back Office
Envolve muitos setores, geralmente a base é composta pelo Financeiro, Contábil, Fiscal, Estoque, Compras.
Ponto de Venda
Controla o consumo, especialmente de Alimentos e Bebidas (A&B), assim como dos produtos adquiridos em lojas integradas à hotelaria.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE IMPLANTAR UM PMS NO HOTEL OU POUSADA?
Com a integração de múltiplas ferramentas, um bom PMS oferece diversas vantagens para gestão de hotéis, pousadas ou multipropriedades.
- Automatiza a administração hoteleira e reúne a operação de todas as áreas em um único sistema;
- Unifica e agiliza a comunicação entre as equipes;
- O mapa de apartamentos, abrangente e intuitivo, melhora o controle e a identificação de quartos reservados, disponíveis, a limpar e em manutenção;
- Agiliza o atendimento na recepção;
- Melhora a interação e o relacionamento com clientes antes, durante ou depois da estadia;
- Gera informações precisas, atualizadas sincronicamente para todos os departamentos;
- Simplifica processos, pois a distribuição de demandas é direcionada automaticamente aos responsáveis;
- Otimiza fluxos e reduz custos;
- Possibilita a análise de resultados por meio de relatórios completos e fáceis de interpretar;
- Para redes hoteleiras, garante a unificação e a integração de informações e o controle setorizado;
- Bons PMS dispõem de ferramentas para conceder diferentes tipos de acessos ou autorizações para pessoas específicas;
- Com a inteligência dos sistemas é possível prever falhas, rever e aprimorar processos da gestão hoteleira.
Além disso, um PMS eficiente garante:
Alinhamento de equipes
Organização e comunicação alinhadas melhoram a interação e o clima entre as equipes, o que naturalmente transparece em um atendimento agradável e nos bons serviços prestados.
Hóspedes satisfeitos
Para os clientes, essa satisfação também é primordial. Ser bem atendido, ter opções personalizadas, passar pela estadia sem falhas e problemas deixa uma boa impressão e cria fidelidade.
Informações dos clientes
Após a estadia é preciso manter e nutrir a relação entre hóspede e hotel ou pousada. Os dados do check-in, itens consumidos, serviços e produtos adquiridos, são informações que poderão ser utilizadas estrategicamente para manter o contato e criar vínculos duradouros.
Isso pode ser feito via convites para que o hóspede retorne ao hotel em datas comemorativas ou para viver experiências personalizadas. Do mesmo modo, enviar um cartão no dia do aniversário, conceder descontos para períodos específicos são alguns exemplos, as estratégias dependerão dos objetivos do negócio.
Gestão de fornecedores
Além do público interno, é indispensável ter controle sobre fornecedores, empresas terceirizadas e parceiros. O PMS também é capaz de gerir essa categoria que é atrelada à administração hoteleira.
Armazenamento em nuvem
A possibilidade de logar o sistema via computador, tablet ou celular e utilizá-lo integralmente, é um grande diferencial da gestão de hotel. Permite o acesso e o controle em qualquer lugar do hotel ou fora dele. Isso permite que equipes e executivos tenham acesso a todas as áreas com agilidade e segurança.
Dados e relatórios
Números precisam ser transformados em informações e insights para serem efetivos. A inteligência de negócios (BI) permite a emissão de relatórios inteligentes e completos para basear e assegurar a decisão de executivos.
COMO ESCOLHER UM BOM PMS DE GESTÃO HOTELEIRA?
Para cada modelo de negócio existem diferentes PMS ou sistemas para hotel. Por isso, é indicado seguir alguns pontos fundamentais para uma escolha assertiva.
- Sugere-se reunir alguns envolvidos na área de hotelaria, de níveis e setores diferentes.
- Realizar uma análise profunda de fluxos, processos, setores, problemas e oportunidades.
- Também é importante considerar aspectos financeiros, de pessoal, de comunicação, de suporte e fazer uma boa revisão para ter certeza que tudo estará contemplado no PMS, considerando inclusive o impacto dessa escolha para os hóspedes.
- Outro ponto importante são as integrações com plataformas externas ligadas à hotelaria e as possibilidades de inclusão de módulos ou aplicativos para um melhor desempenho do PMS. Para que as necessidades do negócio sejam integralmente supridas é preciso atentar-se às opções disponíveis.
Agora que você já sabe o que é PMS na hotelaria, conheça o sistema hoteleiro (PMS) 4.5 da Desbravador.
PMS DE GESTÃO DE HOTEL DA DESBRAVADOR
Com alta capacidade técnica e muita experiência, a Desbravador é especialista no desenvolvimento de PMS inovadores, abrangentes, flexíveis e seguros.
Nossos softwares de gestão são capazes de melhorar a performance de diferentes classes de redes, hotéis, pousadas, hostels ou multipropriedades com opções de sistemas, módulos e aplicativos adaptáveis ao modelo de negócio.
Como exemplo, para redes e hotéis de grande porte, o 4.5 é uma opção excelente.
4.5 – PMS DE GESTÃO HOTELEIRA
O sistema mais completo e inteligente do mercado. Gerencia as operações de uma unidade ou de redes com 100% de integração e segurança, com acesso facilitados às equipes de hotelaria e aos executivos.
Principais funcionalidades do software de gestão hoteleira 4.5:
- Controle de todas as operações de Front Office e Back Office;
- Mapas de UHs, de reservas e de tarifas fácies de operar e visualizar. As modificações são feitas em tempo real, o que permite o controle sempre atualizado;
- Contempla todos os setores do hotel, como: Financeiro, Contábil, Compras, Fiscal e Estoque;
- Para atender e integrar unidades de diferentes países, nosso PMS de administração hoteleira é multiempresa, multi-hotel multi-idioma, multipaís, multimoeda, multipropriedade;
- Possui APIs para integração com aplicativos;
- Todos as operações que ocorrem no PMS são notificadas para o usuário, tais como: reservas vencidas, adiantamentos não confirmados, manutenções, serviços pendentes, etc. Desse modo, essa função permite à equipe interagir e resolver eventuais pendências sem que seja necessário interromper as atividades que está realizando no sistema;
- Por meio de uma agenda de governança, o sistema permite associar serviços de hotelaria a pacotes ou operações de In e Out, troca de roupas de cama ou Turn Down;
- Controla Day Use e Day Pass;
- Para facilitar a gestão, esse sistema para hotel é armazenado totalmente na nuvem. Pode ser acessado de qualquer lugar, por qualquer pessoa autorizada;
- O PMS permite ceder permissões para acesso individualizado às funcionalidades. Isso garante total controle das ações realizadas;
- O cockpit também pode ser personalizado de acordo com as preferências de cada usuário.
PMS DE GESTÃO HOTELEIRA 4.5: OUTROS RECURSOS
- Controle de manutenção;
- Controle de empréstimo de objeto;
- Auditoria para resolução de pendências;
- Gestão de consumo de pensão.
Para alinhar todas as essas informações e demandas, diariamente, a função Log disponibiliza o registro das ocorrências e compartilha com todos os usuários do sistema hoteleiro.
Essas são algumas funções do PMS 4.5. Para saber mais, acesse o link.
E agora, ficou claro o que é um PMS para gestão de hotel?
Entre em contato com a Desbravador. Para nós, é sempre muito bom compartilhar nosso conhecimento sobre novas tecnologias e hotelaria.
Solicite uma demonstração gratuita: vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp).