Em um marco histórico, após quase três décadas, a Câmara dos Deputados aprovou, em 15 de dezembro de 2023, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 45/19, uma Reforma Tributária voltada ao consumo no país que alterará pontos específicos da tributação sobre o patrimônio.
O texto aprovado prevê, principalmente:
- A simplificação de impostos sobre o consumo em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA);
- A criação de uma cesta básica nacional de alimentos isenta de impostos;
- A possibilidade de isentar a cobrança dos IVAs sobre uma série de bens e tributos;
- Os impostos passarão a ser cobrados no destino final, onde o bem ou serviço será consumido;
- A criação do “Imposto Seletivo, que irá incidir sobre bens e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente — como cigarros e bebidas alcoólicas;
- A tributação da renda e do patrimônio.
De acordo com a Agência Câmara de Notícias, “o texto inclui em regime específico diversos setores para os quais poderá haver alíquota menor, diminuição da base de cálculo ou mudança nas regras de apuração de créditos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS):
- serviços de hotelaria;
- parques de diversão;
- parques temáticos;
- bares e restaurantes;
- agências de viagens e de turismo;
- clubes de futebol empresa; e
- aviação regional.
Na maior parte desses setores, o texto permite a dispensa de quatro requisitos do IBS:
- alíquota específica de cada ente federativo (estados e municípios);
- alíquota de cada ente igual para todas as operações;
- IBS total igual à soma das alíquotas do estado e do município de destino da operação; e
- não cumulatividade por meio da compensação de créditos.
Conforme a proposta, vários setores serão beneficiados, dentre eles o de restaurantes e bares. Devido à importância dos empreendimentos de food service para a geração de empregos e a considerável arrecadação que movimenta a economia do país, foram reconhecidos como serviço essencial. Esse status enquadra os negócios de A&B (Alimentos e Bebidas) no regime diferenciado, reduzindo assim a alíquota de impostos.
REFORMA TRIBUTÁRIA: O QUE MUDA PARA RESTAURANTES E BARES?
Os empresários do ramo de alimentação estão com ótimas expectativas em relação à reforma tributária, pois acreditam que ela simplificará e facilitará o pagamento de impostos.
Essa mudança é vista como um respiro ao setor de A&B, um dos segmentos mais prejudicados pela pandemia e que ainda sente os reflexos do período.
Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 40% dos estabelecimentos estão com dívidas atrasadas e 50% opera sem lucros. Além das contas pendentes, outro dado preocupante é que a vida ativa de restaurantes e bares é bastante curta, em torno de 3,4 anos.
Apesar dos números negativos, as melhorias também podem ser percebidas. De acordo com Paulo Solmucci, Presidente da ABRASEL, com apoio essa vida ativa média dos bares e restaurantes pode ser ainda melhor, esse número já chegou a 4,4 anos”. Além disso, até o fim de 2023 houve um crescimento de 5% no segmento de food service.
A tendência é que com a reforma o avanço seja ainda mais favorável para o setor, que poderá melhorar a operação, remanejar recursos e reinvestir no negócio.
Com o ambiente propício para melhorias, uma das áreas que poderá ser contemplada com novos investimentos é a das tecnologias.
SISTEMAS PARA RESTAURANTES E BARES
Bares, restaurantes e outros estabelecimentos do ramo de alimentação com perspectivas de crescimento necessitam de softwares de gestão (ERPs) e ferramentas digitais para organizar e agilizar processos, facilitar o trabalho das equipes e melhorar o atendimento.
Contar com um sistema de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning) traz diversos benefícios para o negócio, para os empresários, para as equipes e para os clientes.
- Facilita a administração;
- Melhora a eficiência;
- Automatiza operações;
- Integra processos e áreas;
- Garante a tomada de decisões assertiva;
- Torna o atendimento mais ágil e inovador.
Um dos recursos digitais para acelerar a evolução operacional desses negócios de food service, especialmente desenvolvido pela Desbravador é o POS FAST – Sistema de gestão para restaurantes, bares, lojas de conveniência, empórios e casas de entretenimento.
Sistema de gestão POS FAST da Desbravador
FLEXÍVEL
Organiza e controla a gestão de diversos modelos de negócios:
- Restaurantes e bares;
- Lanchonetes e hamburguerias;
- Cafeterias, padarias e confeitarias;
- Quiosques e bistrôs;
- Pizzarias e churrascarias;
- Hotéis, hostels, pousadas ou multipropriedades;
- Lojas de conveniência.
COMPLETO
Abrange todas as áreas do seu negócio de alimentação, com módulos específicos para cada setor:
- Gerencial;
- Compras;
- Financeiro;
- Estoque;
- Contabilidade fiscal e outros.
Gerencial
Para ter controle total do negócio, esse módulo disponibiliza informações sempre atualizadas de todos os setores, além de relatórios personalizados para que a tomada de decisão seja segura e assertiva.
Compras
Um módulo completo para realizar todas as operações de aquisição de itens de forma ágil e organizada. Possibilita acompanhar a variação mensal de valores de insumos, o andamento, o status de pedidos e ainda analisar os melhores custos-benefícios.
Financeiro
Um módulo seguro e prático com diversas funcionalidades para controlar todos os movimentos e a situação financeira. O acesso ao panorama geral do negócio é simples e rápido.
Estoque
O módulo proporciona o gerenciamento de entrada e saída de produtos, controle de movimentação de itens entre setores, além de atuar de forma conjunta com Compras
e Financeiro.
Contábil
A variedade de recursos garante a automatização e centralização das transações e dos processos contábeis. Contempla também: cadastro de planos de contas, manutenção e integração de lançamentos, orçamentos previstos e realizados, além de diversos relatórios que auxiliam na tomada de decisões, dentre outras funcionalidades.
Integrado
Além de atender todas as demandas do seu negócio em uma única plataforma, pode ser integrado a microterminais, balanças, leitores de código de barras, monitores KDS e aplicativos.
Conheça outras tecnologias da Desbravador para o setor de alimentação:
IPDV – Aplicativo para lançamento de pedidos
IPDV MENU – Cardápio digital para autoatendimento
MONITOR KDS – Tela de pedidos papa cozinhas
DELIVERY – Gerenciador de pedidos para restaurantes
Incremente a gestão do seu restaurante com um software rápido, simples de usar e muito eficiente.
Agende uma demonstração completa e veja como é fácil automatizar processos e gerir seu restaurante sem complicações.
desbravador.com.br | vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)