Saiba o que significa pensão na hotelaria e quais os regimes podem ser adotados por hotéis, pousadas, resorts, hostels e outros meios de hospedagem. E mais: conheça uma das tecnologias para organizar e controlar as pensões do seu empreendimento.
Ao adentrarmos no universo da hotelaria, nos deparamos com várias opções de hospedagem, cada uma pensada para atender às diferentes necessidades e preferências dos viajantes.
Os tipos de hospedagem são chamados de pensão e estão relacionados, especialmente, às refeições, ou não, que fazem parte do pacote contratado pelo cliente.
O que é pensão na hotelaria?
De acordo com o jurista e professor espanhol Castán Tobenãs, o contrato de hospedagem pode ser definido como “aquele pelo qual uma pessoa se obriga a conceder hospedagem a outro, fornecendo ou não alimentos, mediante um preço”.
Para definir as categorias de pensão/regime de alimentação do seu hotel, pousada, resort ou hostel, é preciso analisar e considerar alguns pontos:
- O estilo do seu negócio;
- O perfil do público;
- A estrutura e o porte do seu hotel;
- A mão de obra disponível;
- Os fornecedores de alimentos e insumos;
- A localização;
- A concorrência;
- As opções de restaurantes e outros serviços de gastronomia da cidade ou da região.
Como as categorias podem variar de hotel para hotel, é importante deixar os detalhes claros para que, na hora da reserva, os clientes não tenham dúvidas de qual é do que está contemplado em cada tipo de pensão.
Planos de pensão na hotelaria
- Plano Europeu
- Plano Café da Manhã
- Plano Continental
- Plano Meia Pensão
- Plano Pensão Completa
- Plano Pensão Modificada
- Plano All Inclusive
Vamos entender o que significa cada um desses planos.
Os tipos de pensão mais comuns na hotelaria:
1 PLANO EUROPEU (EP)
Também chamado de:
- European Plan
- Só hospedagem
- Só alojamento
- Room only
Como o nome indica, esse plano oferece somente a hospedagem, sem a inclusão de alimentos e bebidas.
Normalmente é utilizado por hotéis de categoria reduzida para baratear a estadia. Quando há opção de alimentos, são refeições simples ou lanches pedidos por meio do cardápio ou no balcão.
O contrário também acontece, pode ser um tipo de pensão adotado por hotéis que dispõe de alta gastronomia e não incluem a alimentação na hospedagem.
O cardápio é disponibilizado pelo hotel e os pratos e bebidas são cobradas a parte, o que aumenta consideravelmente o faturamento da propriedade.
2 PLANO CAFÉ DA MANHÃ (CFM)
Também chamado de:
- Pensão
- Pensão Simples
- Bed & breakfast
- Plano cama e café da manhã
Essa modalidade se refere à hospedagem combinada com café da manhã, na maioria dos casos, no estilo self-service, no qual os hóspedes comem à vontade e o hotel faz a reposição dos alimentos e bebidas do buffet.
De acordo com o livro “Manual Prático de Recepção Hoteleira”, de Luis Di Muro esse tipo de pensão começou a ser oferecida no Caribe na década de 70 por influência dos cafés da manhã servidos nos hotéis do Brasil, que desde aquela época, contavam com uma ampla variedade de frutas, pães, bolos, doces, tortas, frios, lácteos e bebidas, o que os tornou os famosos “cafés da manhã brasileiros.”
Nesse modelo, as refeições como almoço e jantar não estão inclusas no valor da hospedagem, porém podem ser disponibilizadas e cobradas separadamente.
Essa é uma boa opção para pessoas que não pretendem passar o dia no hotel e querem explorar e conhecer outras opções gastronômicas da cidade.
3 PLANO CONTINENTAL (CP)
Também chamado de:
- Continental Plan
Essa é uma categoria similar à Bed & Breakfast, porém, com algumas diferenciações.
A principal é o estilo do café da manhã oferecido. Normalmente são duas opções para escolher.
O free continental breakfast contempla alimentos leves, de fácil preparo e rápido consumo, como: pães, bolos, cereais, frutas, iogurtes, sucos, café e chá.
Já o free hot continental breakfast, como o nome descreve, é a versão quente. Nesse café da manhã são servidos ovos mexidos, panqueca, bacon, salsichas, café ou chá e outros preparos.
Esse estilo não é muito comum no Brasil, mas bastante adotado por redes hoteleiras norte-americanas e europeias. Nele, o cliente escolhe qual das duas opções deseja e aguarda para que seja servido na mesa do restaurante ou no quarto, com custo adicional. Outra característica do café continental é que os itens por pessoa são restritos, diferente do estilo buffet livre.
4 PLANO MEIA PENSÃO (MP)
Também conhecido como:
- Plano Americano Modificado
- Modified American Plan – MAP
Hotéis e pousadas que adotam esse sistema oferecem aos hóspedes o café da manhã e mais uma refeição, normalmente o jantar.
Esse estilo tem a preferência de pessoas que estão à trabalho, que saem do hotel de manhã e voltam à noite.
Turistas também gostam dessa opção, pois passam o dia conhecendo a cidade, aproveitam diferentes experiências gastronômicas no horário do almoço e voltam ao hotel no final do dia para comer e descansar.
5 PLANO PENSÃO COMPLETA (PC)
Também conhecido como:
- Plano Americano Comum ou Completo
- American Plan – FAP
A principal comodidade do PC é que inclui as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar. Bebidas alcoólicas e lanches normalmente não fazem parte do pacote.
É um regime adotado por propriedades afastadas, como hotéis fazendas ou por outras que oferecem diversas atrações, nas quais os hóspedes, principalmente famílias, passam o dia no hotel e não querem ter a preocupação de sair do hotel e encontrar restaurantes.
6 PLANO PENSÃO MODIFICADA
A pensão modificada permite uma personalização e uma liberdade de escolha maior, de acordo com as preferências individuais.
Nesse plano os hóspedes têm a liberdade de escolher quais refeições desejam incluir em seu pacote: café da manhã e almoço, café da manhã e jantar ou almoço e jantar.
7 PLANO ALL INCLUSIVE (AIP)
Também conhecido como:
- Plano tudo incluído
- All inclusive Plan – AIP
Com a ascensão dos navios de cruzeiros, essa modalidade surgiu em meados
dos anos 90 no Caribe. Pouco tempo depois passou a ser adotada pela hotelaria,
especialmente pelos resorts.
Diferente da pensão completa, no modelo all inclusive, todas as refeições, lanches, sobremesas, bebidas, alcoólicas ou não, além de atrações, estão contempladas no valor da estadia, nada é pago adicionalmente.
TIPOS DE PENSÕES HOTELEIRAS: COMO CONTROLAR
Após conhecer os principais modelos e possibilidades de pensões, qual é o que mais se adapta ao estilo do seu hotel, pousada ou resort? Ou qual deles você já trabalha?
Independentemente do regime, é preciso alinhar e organizar todas as informações relacionadas às refeições e aos hóspedes e controlá-las por meio de um sistema para hotéis.
Com um sistema hoteleiro, questões que parecem complexas poderão ser controladas e esclarecidas de forma simples e rápida:
– Quantos hóspedes terei no café da manhã?
– Quantos são adultos e quantos são crianças?
– A quantidade de cafés da manhã será a mesma de jantares?
– Terei estoque suficiente para servir todas as refeições do próximo dia?
– Como saber quantos hóspedes tomaram café da manhã ontem e quantos saíram sem comer?
– Há cafés da manhã que deverão ser servidos no quarto?
– Há hóspedes com restrições alimentares para o jantar?
– Como controlar clientes que não estão hospedados e querem saborear meu café da manhã?
Um dos programas para hotéis, pousadas ou resorts da Desbravador que realiza essas e diversas outras funções é o PMS (Sistema de Gestão Hoteleira) 4.1.
Sistema para hotel 4.1
- Uma ferramenta completa e unificada que possibilita o acesso a informações relacionadas às pensões;
- Fornece listagem completa e detalhada das quantidades de hóspedes que estarão no café da manhã, no almoço ou jantar;
- Demonstra os check-ins e checkouts para controle do que e das quantias que deverão ser servidas em todas as refeições;
- Apresenta as previsões de movimentação para compra/requisição de produtos para preparo dos pratos;
- Os relatórios estatísticos detalham todos os dados e informações relacionadas aos consumos e preferências alimentares dos hóspedes;
- O módulo estoque realiza o controle de itens de acordo com as requisições rotineiras, assim como emite avisos de reposição de produtos conforme as baixas de venda ou transferências internas.
Essas são apenas algumas funcionalidades do sistema hoteleiro 4.1 da Desbravador.
Conheça mais desse software de administração para hotéis, pousadas e resorts:
SISTEMA DE GESTÃO HOTELEIRA 4.1 – COMPLETO E ABRANGENTE
Um PMS ideal para redes hoteleiras e hotéis de grande porte.
Garante eficiência, rapidez e segurança.
- Multi-hotel
- Multipaís
- Multi-idioma
- Multimoeda
- APIs para integração com
MULTISSOLUÇÃO
Um software hoteleiro completo para realizar as operações diárias, administrar todos os setores e integrar a comunicação entre diferentes unidades da rede.
UNIFICADO
Centraliza todas as operações de front office e back office:
- Gerencial
- Financeiro
- Contábil
- Fiscal
- Estoque
- Pontos de venda
INFORMAÇÕES CENTRALIZADAS
Reúne dados dos setores e pdvs em uma única plataforma, facilitando o acesso e a análise sobre ocupação e disponibilidade, previsões, receitas, desempenho e outros.
CONTROLES
Cada usuário tem acesso individualizado ao sistema, garantindo o registro detalhado e o controle de todas as ações realizadas. Também podem ser concedidas permissões para determinadas pessoas e funções.
CONEXÕES
Pode ser integrado com outros sistemas para melhorar a performance, facilitar processos e prestar um atendimento excelente.
EVENTOS – Sistema de gerenciamento de eventos
Um software que simplifica todo o processo de planejamento, execução e análise pós-evento, garantindo um fluxo de trabalho eficaz e a satisfação tanto dos organizadores quanto dos participantes.
CRM – Sistema de gestão de relacionamento com o cliente
Um sistema indispensável para seu hotel, pousada ou resort crescer com inteligência, estratégia e construir relações duradouras com os públicos de contato.
RESERVAS ONLINE – Motor de reservas
Com esse sistema você automatiza a venda de hospedagens diretamente pelo site do seu hotel ou pousada. Mais facilidade para os clientes realizarem a reserva, menos trabalho para sua equipe e mais lucros para o seu negócio.
CHANNEL MANAGER – Gerenciador de canais de vendas
Um software que centraliza a gestão de distribuição de tarifas, disponibilidades e restrições em canais de venda de hospedagens da internet. Garante que as informações de disponibilidade e reservas sejam atualizadas e sincronizadas em tempo real.
Impulsione o crescimento do sei negócio de forma segura e inteligente.
Entre em contato para receber uma demonstração detalhada e conhecer todas as funcionalidades do sistema Hoteleiro 4.1 da Desbravador.
vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)