O segmento de food service, que envolve todo o mercado de alimentação fora do lar, possui diversos modelos de negócios, um deles é o fast casual. Essa categoria combina elementos dos tradicionais fast foods com características de restaurantes casuais (casual dinning).
De acordo com a GALUNION, o modelo de fast casual é a junção de hospitalidade, serviço e entretenimento do casual dining + comunicação transparente e alimento de qualidade + rapidez e conveniência do fast food.
Apesar de ser uma novidade em muitos lugares, especialmente no Brasil, o modelo surgiu nos Estados Unidos nos anos 80 e se popularizou a partir dos 90. Esse tipo de empreendimento foi uma resposta à demanda por refeições rápidas, mas com um foco saudável e que primassem pela qualidade dos alimentos, garantindo assim uma experiência culinária mais personalizada.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS RESTAURANTES FAST CASUAL
- Não há serviço de mesa como nos restaurantes tradicionais e o atendimento é mais rápido e prático;
- O cliente realiza o pedido no caixa e retira no balcão, consome no local, descarta o lixo e vai embora;
- As equipes são reduzidas, na maioria dos casos não há garçons, o que se torna um negócio financeiramente mais viável aos empresários;
- O cardápio é mais enxuto e as cozinhas são abertas para que o cliente veja o pedido sendo preparado.
Customização: ao contrário do fast food tradicional, os clientes do fast casual muitas vezes têm a oportunidade de personalizar as refeições. Isso pode incluir a escolha de ingredientes, molhos e acompanhamentos, proporcionando uma experiência mais individualizada.
Ambiente agradável: esses estabelecimentos geralmente têm um clima mais calmo e acolhedor em comparação com os fast foods convencionais. Os clientes desfrutam de suas refeições em um ambiente mais confortável, muitas vezes decorado de forma moderna e convidativa.
Preços acessíveis: embora os preços nos restaurantes fast casual sejam mais altos do que os fast foods tradicionais, eles são mais acessíveis em comparação aos restaurantes casuais. Esse equilíbrio torna o modelo atraente para consumidores que desejam uma experiência gastronômica de qualidade sem comprometer significativamente o orçamento.
Público: o maior volume de clientes de restaurantes fast casual é a Geração Z. Isso porque prefere consumir em grandes cadeias que tenham cardápios atraentes e saudáveis, preço justo e com interesses que estejam alinhados os seus, como exemplo: restaurantes que ofereçam produtos orgânicos e que tenham programas ou desenvolvam ações de sustentabilidade.
Saiba mais sobre a Gen Z
- Compreende os indivíduos que nasceram de 1995 até o início dos anos 2010;
- Escolhe a comida que deseja antes do restaurante;
- Gostam de autenticidade;
- Prefere experiências que combinem o físico com o digital;
- Mesmo as experiências básicas devem ser experienciais;
- As experiências devem ser adaptadas e personalizadas para atender aos desejos
- individuais, não os das massas;
- Os programas de recompensas, quando combinados com uma excelente experiência, estimulam a fidelidade e a recompra.
De acordo com Andrew Pudalov, que está à frente da Rush Bowls, rede de franquias de fast casual dos Estados Unidos, para que se mantenham competitivos, os restaurantes desse segmento devem considerar três fatores fundamentais: valores da marca, vontade de evoluir e necessidades dos clientes.
1. Aprimorar a marca e seu propósito
Analisar o mercado, estar atento às tendências, porém sem esquecer o propósito e a identidade da marca e o desejo dos clientes. Para ele, mudar o cardápio ou ingredientes só porque está da moda pode prejudicar a imagem e desapontar os consumidores mais fiéis. Por outro lado, os restaurantes fast casual não podem parar no tempo, inovar é fundamental.
“Qualquer mudança de marca de curto ou longo prazo, seja ela relacionada aos itens do cardápio, às operações ou à identidade visual de um restaurante, deve ser vista na perspectiva de como a mudança será percebida e apreciada pelo cliente.”
2. Examinar as práticas atuais e as melhorias potenciais
Restaurantes fast casual podem atuar de diferentes formas: drive-thru, dine-in, take away, delivery ou todos juntos. Por isso, é preciso estar atento aos recursos e tecnologias que atendam cada uma dessas operações.
“Os líderes do setor não são líderes apenas porque as pessoas gostam da comida. Eles são líderes porque causam impacto na forma como os donos de restaurantes veem e alcançam o sucesso. Isso inclui fazer pesquisas para aprender sobre novas ferramentas da indústria e estratégias inovadoras.”
3. Mantenha-se atualizado sobre estratégias e oportunidades inovadoras
Ao atestar que as mudanças são necessárias, que estão de acordo com a essência da marca e com os desejos e necessidades do público, é preciso ser estratégico ao introduzir e divulgar essas questões.
“É fundamental considerar a melhor forma de realizar uma mudança ou introdução novos itens no menu. É preciso ser estratégico para cativar novos clientes, assim como para entusiasmar os fiéis.”
A EXPANSÃO GLOBAL DO FAST CASUAL
Empresas americanas como Five Guys, Panera Bread e Chipotle foram algumas pioneiras nesse movimento, oferecendo refeições preparadas na hora, ingredientes frescos e um ambiente mais descontraído. A popularidade dessas primeiras redes inspirou a expansão do conceito para outros lugares.
No Brasil, há vários empreendimentos que adotaram o modelo e demonstram sucesso na operação. Conforme a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes): “Restaurantes fast casual tem tudo para crescer e dar certo no Brasil, pois atende muito bem aos clientes que se alimentam nos almoços de dia de semana, aonde procuram bom custo, qualidade e rapidez, como também os clientes que fazem seus lanches no final do dia ou nas refeições de final de semana aonde se procura um ambiente mais qualificado para ter uma boa experiência junto com os amigos ou com a família.”
Algumas das empresas que acreditaram no sucesso dos fast casual entre os brasileiros se tornaram populares e estão espalhadas por todo o país, algumas delas são: Subway, Montana Grill e Spoleto.
Outras redes de franquias menores também estão com ótimas expectativas de expansão, o GUA.CO mexican-american cousine é uma delas, e descreve o negócio como “um restaurante fast-casual de comida mexicana que junta as qualidades positivas de diversos gêneros de restaurante: a agilidade do fast food, a qualidade & ambiente do casual-dining, e o foco em produzir comida saudável e fresca por um preço acessível.”
Uma das questões essenciais para o sucesso desse tipo de negócio é oferecer um cardápio enxuto, o que facilita muito a operação. No caso do GUA.CO o menu conta com apenas 5 pratos principais, que podem ser personalizados com vários acompanhamentos.
Para Simone Galante (CEO e fundadora da GALUNION) “um dos elementos a ser analisado é justamente o cardápio: “se eu tornar o meu cardápio muito longo, com um número de ingredientes muito grande, eu gero uma complexidade operacional muito importante dentro do meu negócio. Como eu vou fazer para ter esses produtos prontos e frescos? Se eu não adicionar tecnologia dentro da cozinha, eu começo a ter problemas na rapidez; e se eu não simplificar meu processo, posso ter muitos problemas para que as minhas pessoas consigam fazer tanto o atendimento caloroso que eu quero ali na ponta, quanto fazer o alimento com qualidade.”
Conforme descrito pela consultora de negócios de food service, outro ponto a considerar é o uso de tecnologias, é ter a inovação como aliada desse modelo de negócio.
SISTEMAS PARA RESTAURANTES FAST CASUAL
Considerando o estilo dos restaurantes e o perfil do público dos fast casual, as tecnologias são indispensáveis. Wifi gratuito, aplicativos para realizar os pedidos e terminais de autoatendimento são alguns dos recursos disponibilizados para os clientes.
Porém, as tecnologias também devem servir às equipes. Para assegurar as principais características e benefícios desses locais – o atendimento de qualidade e a agilidade – um dos recursos utilizados pelos negócios de fast casual é o monitor KDS (Kitchen display system), um sistema que envia o pedido para produção no momento em que é realizado.
KDS (Kitchen display system) – monitor de pedidos para cozinhas
O QUE É UM MONITOR KDS?
Uma tela de exibição que fica na cozinha ou no bar do restaurante. Assim que um pedido é lançado pelo sistema, automaticamente aparece no monitor para que seja produzido.
Ao finalizar a preparação, a equipe da cozinha pode enviar uma notificação a outro monitor, alertando que o pedido está pronto para ser entregue.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MONITOR KDS
Integrado
O monitor recebe as informações lançadas pelo sistema de Ponto de Venda (PDV). Assim que um pedido é feito, ele é automaticamente exibido nos monitores da cozinha.
Eficiente
Melhora a eficiência na cozinha, pois fornece informações em tempo real sobre os pedidos que devem ser preparados.
Ágil
É possível determinar o tempo de início, de produção, de entrega e o total. Isso organiza e agiliza os processos e fluxos da cozinha.
Assertivo
Garante que os alimentos sejam preparados de maneira correta, pois ajuda a reduzir o risco de erros de interpretação e leitura das comandas e, consequentemente, o desperdício de alimentos. Além disso, possibilita que os pratos sejam montados ao mesmo tempo para todas as pessoas da mesa.
Personalizável
O tempo de preparo de cada prato pode ser personalizado, assim como o ponto de venda que será enviado o pedido (no caso de mais de um dentro do mesmo estabelecimento) e a quantidade de monitores necessários (se for preciso, pode ser instalado mais de um monitor na mesma cozinha ou em pontos diferentes).
Informações de desempenho
O relatório pode ser usado para identificar as áreas de melhoria, acompanhar o desempenho em determinado período e tomar decisões baseadas em dados seguros.
Gerencie o tempo de forma estratégica, modernize e organize processos para atender com mais agilidade e eficácia. Implante a tecnologia do KDS no seu restaurante!
Quer entender melhor o funcionamento dessa tecnologia?
Solicite uma demonstração gratuita: vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | +55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)