Você sabia que as tarifas flutuantes podem transformar os resultados do seu hotel ou pousada? Conheça essa estratégia e leve seu negócio a outro nível.
Para atuar no setor hoteleiro, além dos conhecimentos relacionados à administração do empreendimento, é preciso ter, ou contar com uma equipe, com know-how para determinar os valores das tarifas. Quando estabelecidas com os métodos certos e baseada em dados, podem determinar o sucesso ou o fracasso do negócio.
O que são as tarifas flutuantes?
Apesar de existirem mais de 15 tipos de tarifas, hoje traremos tudo que você precisa saber sobre as tarifas flutuantes para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem.
Também chamadas de dinâmicas ou variáveis, esse tipo de tarifa é uma ótima alternativa para maximizar as receitas, independentemente se o seu negócio é um hotel de rede ou uma pousada familiar.
“Esta ação tática é fundamental para poder aumentar a sua participação de mercado, para vender com a tarifa certa em cada momento do ano, e para assim aumentar o Revpar (receita por apartamento disponível) em todas as temporadas.” Dolores Piñeiro (Especialista em Revenue Management e Estratégia Comercial)
Além de aumentar o faturamento, essas tarifas proporcionam outros benefícios ao negócio:
- Melhor gestão de ocupação: poderá atrair mais hóspedes em períodos de baixa demanda e aumentar a ocupação em períodos de alta demanda;
- Competitividade: auxilia na manutenção de preços alinhados com o mercado e com a concorrência;
- Flexibilidade: adapta-se rápido a mudanças e situações imprevistas.
Para alcançar esses objetivos, ao planejar as tarifas flutuantes, busca-se o equilíbrio entre preço, ocupação e receita.
Como implementar tarifas flutuantes?
Para ajustar os três fatores destacados acima, é preciso analisar:
- Demandas;
- Disponibilidade de quartos;
- Comportamento do consumidor;
- Situações do mercado;
- Estratégias de concorrentes;
- E até mesmo condições do clima.
De acordo com Dolores Piñeiro, existem outras três premissas fundamentais para elaborar os preços flutuantes:
1 – Analisar os custos fixos, variáveis e a margem de lucro;
2 – Estudar a concorrência e definir o posicionamento do seu hotel ou pousada no mercado;
3 – Entender o valor percebido do seu negócio no mercado. Pode ser relacionado a: serviços prestados, localização, segurança, qualidade, atendimento, conforto, gastronomia, personalização ou outros aspectos.
Dolores também sugere analisar alguns pontos para definir um tarifário eficiente, competitivo e que converta mais vendas.
- Em quais segmentos pretendemos atuar?
- Qual a sazonalidade do mercado?
- Quais são os retornos financeiros esperados pelos gestores?
- Quais as categorias de quartos e os diferenciais que poderão oferecer ainda mais valor?
- A comunicação com os clientes está clara? Estamos conseguindo ter um bom relacionamento com o público? Ele está engajado? Conseguirmos ter a confiança dele?
A análise desses pontos garante que o hotel aproveite ao máximo as oportunidades e obtenha o melhor retorno de cada unidade habitacional (UH) disponível.
Para isso, é necessário trabalhar de forma integrada na gestão da demanda e da oferta. Assim, com a aplicação de preços dinâmicos, o meio de hospedagem pode equilibrar a ocupação e potencializar sua receita.
Por exemplo:
- Em uma cidade que receberá um grande show, a demanda por quartos sobe rapidamente. Um hotel que utiliza tarifas dinâmicas aumenta seus preços em resposta ao aumento da procura.
- Já em um período de baixa temporada, a mesma estratégia permite que o hotel ofereça tarifas mais baixas, atraindo clientes que, de outra forma, poderiam optar por não viajar.
Para cobrir todas essas oportunidades, o ideal é ter um planejamento a médio e longo prazo, mas também fazer avaliações diárias.
O universo das tarifas flutuantes
Como falamos no início do texto, a flutuante é apenas um dos tipos de tarifas que podem ser usadas com estratégia. Ela faz parte do Revenue Management, uma área cada vez mais presente em hotéis e pousadas que entendem e reconhecem o poder dessa ferramenta.
O que é Revenue Management?
Chamado também de RM, na hotelaria esse termo significa Gerenciamento de Receitas (GR). De forma resumida, pode ser entendido como uma estratégia para alavancar o faturamento de hotéis, pousadas ou qualquer outro meio de hospedagem.
Para Mario Cezar Noagales (autor do livro Guia prático de implantação do revenue management em meios de hospedagem): “o Revenue Management é uma filosofia de gestão, uma forma de administrar seu hotel com a premissa de vender a UH certa, para o cliente certo, com a tarifa certa, no momento certo, pelo canal certo com os serviços existentes no hotel certo.”
Isso quer dizer que não se trata apenas de definir preços, mas de:
- Entender a demanda de mercado;
- Segmentar os clientes;
- Gerenciar a disponibilidade de produtos;
- Otimizar a distribuição;
- Maximizar a receita;
- Melhorar a rentabilidade;
- Adaptar à sazonalidade e a flutuação do mercado;
- Tomar decisões baseadas em dados;
- Reduzir dívidas e pendências.
Características e funções do revenue management para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagens
- Pela venda antecipada, é possível ter uma previsão de demanda.
- Pela diferenciação de preços, é possível transferir reservas de períodos de alta para períodos de baixa demanda.
- Pela criação de pacotes especiais, é possível gerar demanda para períodos de baixa demanda.
Outro ponto indispensável para ter sucesso com o RM é contar com as tecnologias certas. Esses recursos automatizam diversos processos e trabalham junto com as equipes.
Sistema de revenue management para a hotelaria
Além dos sistemas hoteleiros (PMS), para gestão integral de hotéis, pousadas, redes e outros, é possível aprimorar as operações com softwares específicos para determinadas funções e setores.
No caso do Revenue Management, um sistema para hotéis como o RM da Desbravador ajuda os hoteleiros e profissionais a desenvolverem estratégias, gerenciarem as tarifas e analisarem dados e resultados em tempo real, facilitando a tomada de decisões rápidas e eficientes.
Principais benefícios para quem utiliza um RM no hotel ou pousada
Tarifas variáveis: uma das funcionalidades básicas do RM é a precificação flutuante, que envolve ajustar os preços dos quartos de acordo com a demanda.
Segmentação de mercado: os hotéis utilizam essa ferramenta para compreender melhor os diferentes tipos de clientes e ajustar as estratégias de precificação de acordo com eles. Por exemplo: os preços podem variar para hóspedes de lazer, negócios, grupos ou outros.
Previsão de demanda: prever o cenário futuro é essencial para o sucesso das estratégias de RM. Os hotéis podem utilizar análises de dados, padrões de reservas e até mesmo fatores externos para antecipar as flutuações na demanda e ajustar as estratégias de precificação.
Controle de inventário: a gestão eficiente do inventário é outra parte muito importante do revenue management. Isso envolve controlar a disponibilidade de quartos e ajustar as restrições de estadia mínima, máxima e fechamento de venda para otimizar a receita.
Avaliação de desempenho: com as informações geradas pelos relatórios do RM, é possível monitorar constante o desempenho das estratégias e realizar ajustes conforme necessário.
RM Desbravador: flutuador de tarifas para hotéis e pousadas
Conheça os recursos do RM da Desbravador – Software de Revenue Management (Sistema hoteleiro de flutuação de tarifas)
O gerenciador de tarifas para vender o quarto ideal para o cliente certo, no momento correto e com a melhor tarifa!
O software de RM da Desbravador é uma ferramenta inteligente, estratégica e prática para gerenciamento de tarifas e maximização da receita.
Atende às demandas de hotéis, pousadas de pequeno, médio e grande porte, além de redes hoteleiras e profissionais de RM.
Principais funcionalidades do RM – Flutuador de Tarifas da Desbravador
Automatização de tarefas operacionais: os processos de acompanhamento da concorrência e atualização de tarifas por disponibilidade são automatizados, o que possibilita que o seu tempo e das equipes seja direcionado para outras atividades estratégicas.
Dados e insights em tempo real: o RM possibilita o acesso fácil e rápido aos dados e insights sobre as operações hoteleiras. Isso inclui informações relacionadas a ocupação, demanda, receita, canais de venda e outros.
Precificação inteligente: os algoritmos analisam dados de mercado, demanda e concorrência e o sistema hoteleiro RM sugere preços otimizados para maximizar a receita e a ocupação. Isso garante que os quartos sejam vendidos pelo preço adequado, considerando fatores sazonais, eventos e outros.
Segmentação de mercado: rastreia e identifica os segmentos de clientes mais lucrativos com base em dados de preferências, comportamentos e histórico de reserva. Desse modo, é possível personalizar as ofertas e estratégias de marketing para atender às necessidades específicas, melhorando a experiência do cliente e os resultados do seu hotel ou pousada.
Gestão inteligente de tarifas: o RM oferece um painel intuitivo para ajustar tarifas em tempo real com base em dados de desempenho, maximizando ainda mais a rentabilidade de hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem.
Relatórios estratégicos: por meio de documentos atualizados e fáceis de interpretar, é possível acompanhar o desempenho, identificar tendências e áreas de melhoria. Para isso, o sistema hoteleiro de revenue management apresenta visualizações gráficas e telas de controle personalizáveis.
Quer maximizar suas receitas com o Revenue Management mais inteligente e completo do mercado?
Fale com nosso time e incorpore essa ferramenta estratégica ao seu hotel ou pousada hoje mesmo!
vendas@desbravador.com.br | +55 (49) 3321 0900 | + 55 (49) 3321 0901 (WhatsApp)